Matthew Reid é um estudante de 13 anos cujo irmão mais novo, Aidyn, de apenas 2 anos, e encontra-se na luta contra o cancro Como se não bastasse, Matthew é gago, o que o torna alvo constante de humilhações e agressões na escola – por outras palavras, bullying. Porém, graças a um texto que ele escreveu sobre as dificuldades que a gaguez acarreta na sua vida escolar, as suas palavras podem agora fluir mais facilmente não apenas na escrita.
“Como a gagueira afeta a minha vida”
“A gagueira afeta a minha vida porque, onde quer que eu vá, as pessoas tendem a rir de mim. Isso é muito estressante. Na quarta série, quando a professora me chamava para responder uma pergunta, a classe inteira começava a rir. No recreio, os garotos faziam um círculo em volta de mim, me batiam, me empurravam e diziam: ‘Ha, ha, você é gago, seu estúpido’, o que tornava a minha gagueira ainda pior.”
“Às vezes, quando alguém faz piada, uso isso para ficar mais forte e aprender a ignorar, mas é muito difícil. [...] Eu também tenho TDAH, e isso definitivamente não me ajuda. A pior parte da minha gagueira é que eu tenho um irmão que tem só dois anos e está com câncer. Os médicos não encontraram o câncer até ele completar 14 meses, mas tenho esperança de que ele vai melhorar.”
“Quando testei o Speecheasy, fiquei maravilhado e me senti pela primeira vez uma pessoa normal. Eu quase chorei e minha mãe ficou com lágrimas nos olhos. Eu não acreditava que uma coisa assim pudesse ajudar tanto. Isso significa muito para mim, ter uma vida normal pela primeira vez, poder voltar à escola, e quem sabe jogar baseball.”
(Testemunho traduzido para Português do Brasil)
http://www.youtube.com/watch?v=ZoymOhbe3Jg