A adolescência é uma altura de grandes mudanças. E, a par destas mudanças, surgem novas inquietações. É uma fase da vida em que os jovens se tornam mais egoístas, considerando-se o centro do mundo.
O adolescente com gaguez, já aprendeu a viver a vida com este problema. Ou seja, ainda que não tenha pensado no assunto, já se conhece e arranjou mecanismos para lidar com o seu problema de fala.
O papel dos pais é de confortar o adolescentes e faze-lo sentir que pode contar consigo sempre que precisar.
Nem sempre os adolescentes que gaguejam estao preocupados com a sua fala ou tao pouco querem partilhar com os pais o que sentem em relação á mesma ou ás situações desagradáveis que vivenciaram por gaguejarem.
Poderá existir adolescentes com uma gaguez muito severa que nao se importam de falar na escola e noutros conceitos sociais, e haverá adolescentes que quase não gaguejam mas se isolam e restringem a sua vida em função da gaguez.
É importante compreender que a adolescencia é um periodo em que os jovens se sentem vulneraveis e como tal mesmo que a gaguez os incomode muitas vezes recusam a procura. A procura de ajuda profissional tem de partir por parte do adolescente.
Assim quando se tem um filho adolescente, que gagueja, é importante:
- Dar valor aquilo que existe e nao estar sempre á procura daquilo que não foi feito de forma correta. É importante valorizar o que de bom temos na vida.
- É importante guia-los, em vez de os empurrar para determinada situação. Os adolescentes nem sempre sabem o que querem .
- Por último, é importante saber que a gaguez também tem "benefícios” na vida de um adolescente, e traduzem-se na forma de maturidade.
in Gaguez - Da Infância à Adolescência, Mónica Gaiolas
Sem comentários:
Enviar um comentário