Sim, é verdade, este nosso blog é especialmente direcionado aos adolescentes mas não queríamos deixar de dar, a vós pais, algumas estratégias fundamentais para lidar com esta problemática, pois a vossa ajuda é fundamental.
O adolescente com gaguez, e estamos aqui a considerar idades compreendidas entre 14 e os 18 anos, já aprendeu a viver a vida com este problema. Ou seja, ainda que não tenha pensado no assunto, já se conhece e já arranjou mecanismos para lidar com o seu problema de fala. Mecanismos esses que podem ir desde não se importar com a forma como fala, a evitar situações em que sabe que vai gaguejas, a evitar falar ou isolar-se.
Assim, quando se tem um filho adolescente que gagueja, é importante:
a) dar valor àquilo que existe e não estar sempre à procura daquilo que não foi feito de forma correta;
b) é importante guiá-los, em vez de os empurrar para determinada situação. Poderá, contudo, sugerir-lhe ler em voz alta, em frente ao espelho, para melhorar a fluência da fala e procurar a ajuda de um profissional especializado. Contudo, isto são apenas sugestões;
c) por último, é importante saber que a gaguez também tem benefícios na vida de um adolescente. Embora aparentemente ninguém os veja, eles existem e traduzem-se na forma de maturidade; as dificuldades da vida tornam as pessoas mais adultas e mais fortes interiormente.
Esta informação, que facultamos a vocês, encontra-se no livro de Mónica Gaiolas - Gaguez da Infância à Adolescência, Vogais & Companhia Edições, LDA
Sem comentários:
Enviar um comentário